Um jovem ator aprendendo...





Textos e Teorias

Conceitos e Técnicas do Teatro






15/02/2010

Atores Profissionais e não profissionais
Manfred Wekwerth se firma em citações de Brecht, que não existem, a princípio diferenças entre atores profissionais e atores não profissionais.

Na classe teatral profissional têm-se quase como que se fosse uma lei sagrada que o teatro profissional é sem sombra de dúvidas mais elevado que o teatro não profissional, até classificando como "amadores" (ás vezes até insultosamente) os atores não profissionais (uma linguagem usada na alemanha com o mesmo sentido de insulto). Porém, o pai do expressionismo e do teatro político, Bertold Brecht, tinha uma idéia totalmente diferente entre teatro atores e encenadores não profissionais e profissionais. Manfred Wekwerth ("discípulo" de Brecht) afirma que segundo Brecht, existem semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens entre atores profissionais e não profissionais. Afirma até que o ator operário (como na época era chamado o ator não profissional), em certas ocasiões, traz para o teatro mais sentido e mais compreensão da realidade do que os atores profissionais. O ator não profissional se atuando em sua própria realidade, pode sim fazer a citação de Marx realidade: "O que importa é não só interpretar, mas sim mudar o mundo"

Vale lembrar que estudo foi feito há muitos anos atrás e que mudou muita coisa desde então. O mercado de trabalho artístico hoje em dia é diferente e atores profissionais muito bem treinados. Mas vale o estudo para sabermos que o famoso DRT não é grande coisa, e não devemos insultar e nem menospezar atores não profissionais.

  Joao M Godoy 
Bibliografia: estudo do livro "diálogo sobre a encenação" de Manfred Wekwerth. Editora Hucitec


















Qual a Arte mais admirada?